
Alunos dos cursos de Engenharias e Ciência da Computação da UniMAX apresentarão 79 trabalhos nessa quarta (04/06)
Nessa quarta-feira (04/06), das 19h às 22h30, o Tech Day do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) reunirá todo o aprendizado prático e de inovação dos cursos de Engenharias e Ciência da Computação. Durante o evento, os estudantes apresentarão os projetos temáticos desenvolvidos ao longo do semestre.
O gestor dos cursos de Engenharias da UniMAX, professor Leandro Velozo, explica que o Tech Day estimula a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas, qualidades indispensáveis em qualquer carreira técnica. “Além disso, ao trabalharem em equipes multidisciplinares e gerenciarem seus próprios projetos, os alunos aprimoram habilidades cruciais como liderança, comunicação, negociação, gestão de tempo e orçamentos, e a resiliência para superar obstáculos. Essas 'soft skills' são tão valiosas quanto as 'hard skills' no mercado de trabalho atual”, ressalta Velozo.
O Tech Day conta com a participação ativa de todos os cursos de Engenharias e de Ciência da Computação, demonstrando a diversidade e a profundidade do conhecimento aplicado na UniMAX. “Especialmente entre o primeiro e quinto semestres, os projetos do Núcleo Comum das Engenharias são desenhados para fomentar a colaboração entre estudantes de diferentes formações, como Civil, Produção, Mecânica, Controle e Automação, proporcionando uma rica troca de conhecimentos e uma visão abrangente das diversas facetas da engenharia desde o início de suas jornadas acadêmicas”.
Os projetos
O Tech Day contará com a apresentação de 79 projetos baseados em 10 temáticas distintas. Para cada uma dessas temáticas, 54 grupos das Engenharias e 25 grupos de Ciência da Computação múltiplos grupos de alunos apresentarão seus desenvolvimentos e soluções. “Isso significa que, embora sejam dez temas, o número total de apresentações e a diversidade de perspectivas serão vastos”, explica o gestor.
Velozo ressalta que o Tech Day é um pilar fundamental na formação dos futuros engenheiros e profissionais de tecnologia. “Ele atua como uma ponte essencial entre a teoria acadêmica e a prática do mundo real, permitindo que os estudantes não apenas apliquem o conhecimento adquirido em sala de aula, mas também enfrentem desafios complexos e desenvolvam soluções inovadoras”.
O gestor também destaca que o evento não apenas constrói um portfólio sólido para cada aluno, como também cultiva uma mentalidade de inovação contínua e aprendizado ao longo da vida, preparando-os para serem profissionais altamente capacitados, proativos e adaptáveis às constantes transformações tecnológicas. “A experiência de conceber, desenvolver e apresentar um projeto para uma audiência real capacita os estudantes, oferecendo-lhes uma prévia autêntica das demandas da indústria”.
Conheça alguns dos projetos que serão apresentados durante o Tech Day da UniMAX:
1º Semestre – Engenharias (Núcleo Comum)
- Fábrica de Blocos: um desafio de projetar e construir uma maquete de uma fábrica de blocos. O objetivo é representar todo o fluxo produtivo, com foco na otimização de processos e automação. Motores para esteiras, sensores e indicadores luminosos são essenciais para criar uma representação precisa que priorize a segurança dos funcionários e a qualidade da produção.
- Carrinho com Balão: uma emocionante competição de "guerra de carrinhos com balões" onde alunos de engenharia utilizam Arduino e celulares para controlar e programar veículos. Esta atividade desenvolve habilidades práticas em programação, eletrônica e, crucialmente, o trabalho em equipe.
3º Semestre – Engenharias (Núcleo Comum)
- Pontes de Palitos: uma competição de engenharia estrutural onde a ponte vencedora é aquela capaz de suportar a maior carga possível. A precisão entre os resultados da simulação e os testes físicos é um fator determinante, incentivando a excelência nos cálculos e no cumprimento dos requisitos dimensionais e de massa estabelecidos.
5º Semestre – Engenharias (Núcleo Comum)
- Estação de Tratamento de Água (ETA): os alunos projetam, simulam e constroem uma maquete de uma estação de tratamento de água. O projeto deve demonstrar a eficiência do tratamento, respeitando requisitos técnicos e ambientais, e permitir a coleta de dados em tempo real para análise, utilizando conceitos de Internet das Coisas (IoT) e otimização de processos. Este projeto integra conhecimentos de disciplinas como Projeto Sociocultural, Instrumentação, Engenharia da Qualidade, Hidráulica e Pneumática e Sistemas de Esgoto e Abastecimento de Água.
7º Semestre – Engenharia de Controle e Automação
- Estação Meteorológica: o objetivo é desenvolver uma estação meteorológica inovadora utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para monitorar e registrar variáveis ambientais como temperatura, umidade, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento. A estação integrará sensores de alta precisão e contará com uma Interface Homem-Máquina (IHM) intuitiva para visualização e interação com os dados em tempo real, além de acesso remoto.
7º Semestre – Engenharia de Produção
- Forno de Pizza Cone: o desenvolvimento de um forno de pizza cone, com ênfase na eficiência do processo de projeto e no cultivo de habilidades empreendedoras e de gestão de projetos. A disciplina de Gestão de Projetos desafia os alunos a criar um processo produtivo para um equipamento de preparo de alimentos, incluindo toda a logística de venda direta ao consumidor.
7º Semestre – Engenharia Civil
- Ponto de Ônibus Sustentável: desenvolvimento de um modelo de ponto de ônibus sustentável que utilize materiais ecológicos, fontes renováveis de energia e tecnologias inteligentes para melhorar a experiência do usuário e reduzir o impacto ambiental. O foco está no reuso, reciclabilidade e durabilidade, com a projeção de uma estrutura metálica otimizada para uso de materiais, resistência e baixo custo.
9º Semestre – Engenharia de Controle e Automação
- Prótese de Reabilitação para Membros Pequenos ou Pets: o projeto visa desenvolver uma prótese funcional e acessível para reabilitação de membros pequenos (mãos e pés) ou para animais de estimação (pets). Combina inovação tecnológica e engenharia biomédica para criar dispositivos personalizados, utilizando materiais leves e resistentes, e integrando tecnologias modernas como sensores, atuadores e microcontroladores para aumentar a eficiência e o conforto do usuário.
9º Semestre – Engenharia de Produção
- Armazém: desenvolvimento de um armazém completo, desde o dimensionamento e criação de layout até a implementação de tecnologia inovadora para otimizar suas operações. Este projeto é diretamente ligado à disciplina de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos.
9º Semestre – Engenharia CivilProposta de Infraestrutura Urbana Sustentável: um estudo de caso de um loteamento existente, propondo melhorias com foco na sustentabilidade urbana e ambiental. O projeto envolve o mapeamento das condições atuais de uso e ocupação do solo, infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana, áreas verdes e zonas de preservação ambiental, além da avaliação da infraestrutura urbana existente (sistema viário, drenagem, abastecimento de água, esgoto, coleta de resíduos e iluminação pública).