
Evento reuniu especialistas para compartilhar abordagens e experiências no cuidado a pessoas com deficiência e características atípicas
No último sábado (16/08), o curso de Psicologia do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) promoveu o simpósio “Diversidade”, voltado principalmente aos alunos do 2º semestre e aberto a toda a comunidade acadêmica da Psicologia. O evento integrou o Projeto Técnico-Social Tecendo Histórias, Desfiando Preconceitos e teve como objetivo ampliar o olhar dos futuros profissionais sobre a inclusão e as particularidades no atendimento psicológico a pessoas com deficiência ou características atípicas.
A gestora do curso de Psicologia da UniMAX, professora Noemy Murakami, destacou a relevância do tema para a formação dos estudantes. “Atualmente discute-se muito sobre diversidade e inclusão, tanto no que se refere à avaliação psicológica e ao diagnóstico de transtornos, quanto no atendimento a esses indivíduos e à sua inclusão em diferentes contextos”, ressaltou a gestora, destacando a técnica ABA como método de atendimento.
“As principais demandas hoje para os profissionais de Psicologia estão relacionadas a temas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Altas Habilidades e à inclusão desses indivíduos nos ambientes escolar e corporativo.”
O simpósio contou com a participação de profissionais renomados que atuam diretamente com esses públicos, compartilhando suas experiências e diferentes abordagens:
- Derlei Alberto Andriotta — Psicólogo com vasta formação em Psicologia, História, Filosofia e Educação Especial pela UNESP, atua no NAPE de Itu atendendo pessoas com Altas Habilidades/Superdotação no Projeto LUPAH. Possui experiência em políticas públicas e pesquisa com jogos aplicados à Psicologia.
- Keyla Ferrari Lopes — Pedagoga, bailarina e escritora, especialista em deficiência da audiocomunicação, Atividade Motora Adaptada, Educação Especial e LIBRAS. Mestre, doutora e pós-doutora em áreas relacionadas a saúde, cultura e diversidade, Keyla é docente em diversas licenciaturas e cursos de pós-graduação.
- Luis Fernando Ridi — Diretor Executivo da Clínica Reinventar Espaço de Aprendizagem, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e outros transtornos, com ampla experiência em programas municipais de inclusão. Educador especial, pedagogo e matemático, também atua como professor e gestor na área pública.
O evento reforça o compromisso do UniMAX em proporcionar uma formação acadêmica alinhada às demandas sociais contemporâneas, preparando profissionais sensíveis e capacitados para atuar em contextos de diversidade e inclusão.