Núcleo Mulheres nas Exatas amplia atuação e divulga próximas ações

Compartilhe

Rede de apoio para as alunas de exatas da UniFAJ e da UniMAX promove ações de suporte e troca de experiências entre alunas, docentes e convidadas

Ser uma rede de apoio para as alunas dos cursos de exatas. Esse é o objetivo do Núcleo Mulheres nas Exatas, criado para promover um ambiente de suporte, inspiração e troca de experiências para as estudantes do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), além de docentes e convidadas. 

“A ideia do núcleo é que todas possam crescer juntas. As alunas dos dois centros universitários interagem entre si, com encontros periódicos’, explica a fundadora do Núcleo Mulheres nas Exatas, professora Laís Goulart.

Atualmente o núcleo conta com 40 integrantes, entre organizadoras e associadas, e é responsável por promover ações e encontros para aprendizado e troca de experiências, além de palestras, Cine Debates, rodas de conversas, oficinas e mini cursos. “As palestras contam com especialistas que apresentam uma abordagem de temáticas relevantes como tecnologia, inovação, sustentabilidade, planejamento de carreira e protagonismo”, conta Laís. 

Nas oficinas e minicursos as participantes aprendem sobre o uso de ferramentas e softwares e as rodas de conversa são uma oportunidade para a troca de experiências e fortalecimento da rede e união do grupo.

Já o Cine Debate é uma oportunidade para que as participantes assistam produções que destacam o impacto feminino, seja nas ciências, artes ou até mesmo no âmbito pessoal e, posteriormente, os temas apresentados são discutidos pelas participantes. A ação foi proposta por Tatiana Elizio da Silva, aluna do terceiro semestre do curso de Ciências da Computação na UniMAX.

No último sábado (15/03) a UniMAX contou com uma sessão do Cine Debate, na qual as participantes assistiram ao filme “Estrelas além do tempo", que conta a história de três grandes cientistas negras na NASA no período da corrida espacial. No próximo sábado (22/03) será a vez da UniFAJ receber a sessão do Cine Debate. 

Após a exibição do filme na UniMAX, o debate com as participantes foi conduzido pela coordenadora do curso de Psicologia do centro universitário, professora Noemy Murakami.

Programação de abril

Outra ação do Núcleo Mulheres nas Exatas será realizada no dia 5 de abril, às 9 horas, no anfiteatro da UniMAX. Neste dia, as participantes das duas unidades dos centros universitários participarão do Momento Interação, que contará com uma palestra especial de Tatiani Reino.

Tatiani é engenheira de manutenção na John Deere e embaixadora global da Society of Women Engineers (Sociedade das Mulheres Engenheiras, SWE) e irá compartilhar sua trajetória profissional e planejamento de carreira, além de apresentar o propósito da SWE. 

A ação também contará com a apresentação do Grupo de Teatro "Entre Palcos", que trará ainda mais informação para a temática do encontro, com uma peça desenvolvida com exclusividade sobre a importância do planejamento de carreira das mulheres.

Fundação

O Núcleo Mulheres nas Exatas também conta com as fundadoras Geovana Fernandes de Faria, Priscila Claudino da Silva, Camila de Jesus dos Santos, Raquel Viana Moreira da Silva, Amanda de Oliveira e Adriely Ferreira da Silva (todas da UniMAX) e Claudiane Azevedo da Silva, Fernanda Anâncio de Freitas, Ieda Sobral Pereira, Bárbara Borba Santa Lucia e Isabela Karina Moretto Santana (da UniFAJ). O Núcleo também estabelece parceiras e por hora conta com a do grupo "Meninas nas Exatas" do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Salto, além do apoio da SWE.

O que acontece na UniMAX

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniMAX, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©