
Confeiteira participa do projeto desenvolvido pela UniMAX desde novembro e viu sua qualidade de vida e autoestima mudarem por completo
Uma virada de chave. É dessa maneira que a confeiteira e empregada doméstica, Maria Cristina de Almeida, define a importância do 100% Saúde em sua vida. Participante do projeto desde novembro do ano passado, Maria Cristina já eliminou mais de 19 quilos do seu peso corporal desde o início de sua participação.
O Projeto 100% Saúde, realizado pelo Centro Universitário Max Planck (UniMAX) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de incentivar a qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável e a prática de atividade física e, para isso, oferece gratuitamente, todas as quartas-feiras, palestras com uma equipe multidisciplinar.
A confeiteira conheceu o projeto por meio de uma médica que a atendeu no posto de saúde do bairro Jardim Califórnia. “Eu chegava lá com a pressão muito alta e ela me disse que eu precisava diminuir meu peso, mas eu sempre postergava a minha ida às palestras”, explica.
Até que, quatro meses atrás, Maria Cristina decidiu que era a hora de tentar. “Eu comecei a fazer dieta por conta própria e consegui eliminar 11kg, mas não consegui seguir sozinha e precisei de ajuda. A melhor coisa que me aconteceu foi conhecer o projeto 100% Saúde. Inicialmente eu queria fazer a cirurgia bariátrica, mas hoje não quero mais. O projeto fez uma virada de chave na minha vida e sem medicamento”, conta.
Maria Cristina estava pesando 114,8kg quando chegou ao 100% Saúde. Em sua última pesagem, no dia 19 de março, estava com 95,5kg. Mas, desde que começou a mudar seus hábitos, mais de 30 quilos foram eliminados. Além de não ser mais hipertensa. “As palestras são muito importantes. Sem elas a gente não consegue vencer”, diz a participante. “Os palestrantes são maravilhosos e nos ajudam muito. Estou focada na dieta e nas atividades físicas e só tenho a agradecer”, completa.
Atualmente Maria Cristina frequenta a academia de segunda a sexta, onde pratica musculação. “E em breve vou começar a pedalar na rua”, diz.
Além da melhora na qualidade de vida, a confeiteira destaca os resultados positivos em sua autoestima e autoconfiança. “Eu estava com a autoestima lá embaixo. Mas comecei a me cuidar e hoje me sinto muito feliz e apoiada por esse projeto maravilhoso”. Maria Cristina quer levar novos participantes para o projeto. “Indico para muitas pessoas e estou na luta para levar minha filha”.
O 100% Saúde
As palestras do Projeto 100% Saúde são semanais e acontecem todas as quartas-feiras, às 19h30, na Câmara Municipal de Indaiatuba. A cada semana, especialistas da área da saúde abordam diversos assuntos relacionados à obesidade, com o objetivo de promover mudanças nos hábitos de vida dos participantes.
“Temos visto a crescente presença de novos participantes e isso reforça o propósito e a missão do projeto, que é alertar a população sobre a importância de uma vida saudável e os riscos que a obesidade e o sedentarismo podem trazer”, explica o idealizador e diretor do Projeto 100% Saúde, Ítalo Gomide Alves. “É muito gratificante ver a mudança significativa que os participantes alcançam a cada semana”.
Os interessados em participar do Projeto 100% Saúde pela primeira vez devem comparecer na Câmara Municipal de Indaiatuba até às 18h30 com um documento oficial, o cartão do SUS e comprovante de residência. A cada quarta-feira os participantes passam pela pesagem para acompanhamento da evolução.
Programação
Conheça a programação do Projeto 100% Saúde para o mês de abril:
02/04
"Causas e tratamentos do inchaço abdominal"
Dr. Felipe Chaim, gastrocirurgião
09/04
"Como a nutrição pode ajudar em nosso envelhecimento?"
Natália Amorin, nutricionista
16/04
"Desejos incontroláveis & obesidade"
Ada Riberti, psicóloga
23/04
"Como diversificar sua alimentação com as PANC’s*!"
Ana Carolina Benite, nutricionista
30/04
"Existe obesidade saudável?"
Dr. Felipe Chaim, gastrocirurgião (*Plantas Alimentícias Não Convencionais)