
Evento ocorre nos dias 8 e 9 de dezembro na UniFAJ e na UniMAX, com participação inédita de alunos e premiação para os primeiros colocados
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) realizam, nos dias 8 e 9 de dezembro, às 19h, o III Simpósio de Inteligência Artificial, que nesta edição traz o tema “Da inovação à ética: construindo o amanhã com tecnologia e responsabilidade”. O encontro busca ampliar o debate sobre o papel da Inteligência Artificial no futuro do trabalho, da educação e da sociedade, destacando seu impacto na formação profissional e na transformação das práticas acadêmicas.
A programação reúne docentes e estudantes para compartilhar experiências, apresentar casos aplicados em sala de aula, refletir sobre o uso responsável da tecnologia e debater caminhos para um desenvolvimento educacional cada vez mais inovador e consciente.
Pela primeira vez, alunos também participam oficialmente como apresentadores de trabalhos, ampliando a representatividade e a diversidade de perspectivas.
A coordenadora do Programa de Excelência Docente e organizadora do simpósio, professora Vivianne Delgado, destaca a multidisciplinaridade como um dos pilares da iniciativa. “O simpósio possui um caráter multidisciplinar e se concentra em ideias e ações para aplicar a inteligência artificial em atividades de ensino e em outros setores da instituição. Valorizamos a diversidade de participantes de várias disciplinas e áreas que abordem tópicos e formas de uso da IA, tanto em sala de aula quanto como apoio a atividades de ensino e administrativas, teóricas ou práticas”, reforça Vivianne.
O pró-reitor da UniFAJ e da UniMAX, professor Hércules Domingues, destaca que o incentivo ao desenvolvimento de projetos com Inteligência Artificial e ao uso consciente em sala de aula é essencial para preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. “Eventos como este simpósio reforçam nosso compromisso com uma educação voltada à inovação, à ética e ao protagonismo dos nossos alunos e professores. Quanto mais estimulamos a experimentação e o pensamento crítico, mais contribuímos para formar profissionais capazes de construir soluções que impactem positivamente o futuro."
Categorias de participação
O simpósio está dividido em duas categorias:
• Categoria Docentes
Voltada à apresentação de metodologias inovadoras e práticas pedagógicas transformadoras que incorporam IA no ensino. A participação docente reforça o papel da educação como condutora de soluções tecnológicas responsáveis e alinhadas às necessidades contemporâneas de aprendizagem.
• Categoria Alunos
Criada para incentivar a autonomia e o protagonismo estudantil, a categoria reconhece a importância de novas ideias e experiências no uso da IA como ferramenta de inovação e empoderamento. Os trabalhos destacam como a tecnologia pode potencializar a criatividade e ampliar as possibilidades de formação.
Os projetos submetidos foram analisados pelo Comitê Científico com base em três critérios centrais:
- Tipo de Tecnologia de IA (Inovação): pertinência, segurança e atualidade da solução adotada.
- Alinhamento com os Objetivos Pedagógicos: clareza de como a IA contribui para o processo de aprendizagem.
- Impacto no Aprendizado dos Alunos: evidências de melhorias em engajamento, motivação e retenção de conhecimento.
Os 20 melhores trabalhos foram selecionados para apresentação oral durante o evento.
Premiação
A premiação contempla docentes e estudantes nas duas unidades:
Categoria Docentes:
- 1º lugar: R$ 6.000,00
- 2º lugar: R$ 3.000,00
- 3º lugar: R$ 2.000,00
Categoria Alunos:
- 1º lugar: R$ 6.000,00
- 2º lugar: R$ 3.000,00
- 3º lugar: R$ 2.000,00
Os trabalhos vencedores em primeiro lugar de cada unidade e categoria também terão a oportunidade de apresentar suas boas práticas na Reunião Geral de Docentes, em janeiro de 2026.





