HomeNotícias
FAAGROH integra projeto para constituição de Centro de Engenharia de Plasticultura

FAAGROH integra projeto para constituição de Centro de Engenharia de Plasticultura

Compartilhe
Pesquisadores da Faculdade de Agronegócios de Holambra - FAAGROH participam de projeto para implementação de Centro de Engenharia de Plasticultura (CEP) para o agronegócio

Após ser incluída na Chamada FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a FAAGROH - Faculdade de Agronegócios de Holambra (Grupo UniEduK) integra um projeto em parceria com a Braskem, uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas do mundo. O projeto consiste na constituição de um Centro de Pesquisa de Plasticultura - que se refere à utilização de plásticos no cultivo agrícola, como telas, estufas, entre outros. 

O projeto será conduzido por pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp e conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições de ensino, incluindo os professores da FAAGROH: Antonio Bliska Júnior, Isabella Menuzzo Lucon e Ronan Machado. O professor Antonio Bliska Jr. é também pesquisador na Unicamp e Coordenador de Transferência de Tecnologia do CEP.

Sobre a participação, a professora Isabella destaca que a oportunidade surgiu por intermédio do professor Bliska. “Estávamos elaborando um projeto para estudo de intemperismo natural de plásticos, em conjunto com o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura - COBAPLA e acabou casando com a chamada da FAPESP para o Centro de Pesquisa em Plasticultura. Dessa forma, entrei como a parte que irá estudar o processo de intemperismo natural nos plásticos e seu efeito na produtividade e qualidade de produtos, durabilidade de filmes de estufas e de “mulching”, além de efeitos do descarte no meio ambiente”, explica a docente.

As estufas em Holambra também sediarão estudos com aquaponia (criação de peixes e produção de plantas em um sistema integrado) que serão conduzidos por  pesquisadores do Instituto de Pesca   da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Feagri-Unicamp e FAAGROH.

De acordo com a FAPESP, a expectativa sobre esse projeto é impulsionar avanços científicos que evidenciem o potencial da plasticultura, a fim de aumentar a disponibilidade de produtos em mercados, tornando-os acessíveis a um maior número de pessoas. Ainda, informa que o novo Centro integrará o programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs), que viabiliza sinergias entre a iniciativa privada e o setor acadêmico, com o objetivo de produzir e disseminar pesquisas de nível mundial, gerando alto impacto econômico e social por meio da inovação.

Além disso, a professora Isabella Lucon conta que a ideia do Centro de Pesquisa é integrar o estudo ao empresário rural (produtor) que utiliza esses materiais em sua rotina. “Temos a ideia de sediar o estudo sobre intemperismo na FAAGROH, com ajuda do grupo, de parceiros e de alunos”, revela a docente.

Participar de uma pesquisa da FAPESP, a maior fomentadora de pesquisa do país, é algo de muita importância, tanto para a carreira profissional dos professores quanto para o Grupo UniEduK. O contato com pesquisadores de outras instituições tem a capacidade de impulsionar a troca de conhecimento em prol do desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos, além de um produto científico ainda mais relevante.

Tudo que temos hoje em dia é fruto de pesquisas, direta ou indiretamente”, finaliza a docente Isabella Menuzzo Lucon, ressaltando a importância deste trabalho.

 

Com informações de FAPESP: https://agencia.fapesp.br/fapesp-e-braskem-criam-centro-de-pesquisa-em-plasticultura-para-o-agronegocio/37802/ 

 

Confira notícias do Grupo UniEduK

O que acontece na UniMAX

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniMAX, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©