HomeNotícias
De participante a voluntária: a história da Graciete no Projeto 100% Saúde

De participante a voluntária: a história da Graciete no Projeto 100% Saúde

Compartilhe

Recepcionista encontrou no projeto da UniMAX uma inspiração para mudar hábitos, eliminar peso e ajudar outras pessoas

O sorriso no acolhimento de cada encontro do Projeto 100% Saúde tem nome: Graciete de Souza Pereira Almeida. Ela começou a frequentar as palestras em 2022, com o objetivo de perder peso, e dois anos depois, passou a atuar como voluntária, ajudando outros participantes que, assim como ela, buscam saúde, qualidade de vida e bem-estar.

“Quando eu comecei foi na intenção de emagrecer. Aos poucos estou conseguindo. Ainda tenho um caminho pela frente, mas estou conseguindo devagar”, conta.

Na função de voluntária, Graciete orienta os participantes logo na chegada. Explica sobre a importância de manter o foco, beber bastante água, praticar atividades físicas e não faltar às palestras semanais. Depois do acolhimento, cada participante passa pela aferição de pressão arterial e pesagem, realizada por técnicos de enfermagem, antes de assistir ao tema da semana.

Além de contribuir no apoio ao projeto, Graciete segue como participante ativa, acompanhando cada palestra e aplicando os aprendizados no dia a dia. “Os nossos profissionais são muito bons, muito mesmo. Tento fazer o que eles pedem, porque se não fizermos não dá resultado. A gente tem que fazer o acompanhamento certinho. E quando tenho alguma dúvida eu pergunto para eles. Um ajuda o outro e assim vamos seguindo juntos”.

Com o tempo, ela foi percebendo mudanças importantes em sua rotina. Um exemplo é o café que antes era tomado com muito açúcar e hoje é puro. “Passei também a tomar mais água e a organizar minha alimentação, preparando marmitas para a semana. Isso foi um aprendizado muito importante”, destaca.

Os reflexos ultrapassam a vida individual e chegam à família. “Está sendo muito bom para mim, meu marido e minha filha. Seguimos uma alimentação mais saudável e na quantidade certa. Faço por mim e pela minha família”, completa.

Ajuda mútua

Segundo Graciete, a decisão de se tornar voluntária foi natural. “Eu gosto de ajudar e já sou voluntária em outro local, no trabalho com idosos. Só posso dizer que isso trouxe muitos benefícios e muitas mudanças na minha vida. Eu aprendo das duas formas: trabalhando, conhecendo, conversando com as pessoas, passando informação e participando”.

O Projeto 100% Saúde é uma iniciativa do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba. O objetivo é contribuir para o emagrecimento, combate à obesidade e promoção de qualidade de vida, por meio de palestras semanais e gratuitas com uma equipe multidisciplinar de especialistas.

“Os especialistas se revezam durante o mês com a abordagem de temas alusivos à obesidade. Nosso principal foco é o combate à obesidade, mas tratando da saúde de forma geral”, explica o idealizador e diretor do projeto, Ítalo Gomide Alves.

Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, às 19h30, na Câmara Municipal de Indaiatuba. Para participar pela primeira vez, é necessário chegar às 18 horas com documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Confira a programação do Projeto 100% Saúde no mês de setembro:

  • 03/09 – “Anorexia & bulimia”, com dr. Felipe Chaim (gastrocirurgião)
  • 10/09 – “Fígado: um superalimento!”, com Natália Amorim (nutricionista)
  • 17/09 – “Qual o peso da depressão?”, com Ada Riberti (psicóloga)
  • 24/09 – “Aprendendo sobre fitoterápicos”, com Renata Pitarello (farmacêutica)

O que acontece na UniMAX

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniMAX, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©