
Dra. Valéria Lima participou como especialista em oficinas voltadas à formação por competência e avaliação de desempenho de residentes na área da saúde
A coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), Dra. Valéria Vernaschi Lima, participou de uma oficina de trabalho realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, em Belém (PA).
O evento coordenado em parceria pelos Ministérios da Saúde e da Educação foi idealizado e promovido pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS).
Há 15 anos, o HSL desenvolve este projeto do qual participam vários docentes do curso de Medicina da UniMAX. Ele visa a capacitação e formação de novos especialistas, além de contribuir para a melhoria dos programas de residência médica e multiprofissional nas cinco regiões do país.
Os docentes da UniMAX, Everton Soeiro e Maurício Oliveira, coordenam este projeto e a professora Valéria participou como especialista nas duas oficinas, realizadas em São Paulo e em Belém.
“Considerando a temática do evento, cabe destacar que para a sociedade é muito importante que os especialistas em saúde sejam profissionais que dominem igualmente os conhecimentos, as técnicas e o profissionalismo, que envolve a ética, o respeito e a humanização do cuidado à saúde das pessoas”, destacou a coordenadora do curso de Medicina da UniMAX.
Nesse sentido, orientar os programas de formação e a avaliação de desempenho dos residentes por competência continua sendo um grande desafio. Segundo a professora Valéria, o evento contou com a presença de “coordenadores de diversos programas da Amazônia Legal que trabalharam profundamente em dispositivos para a qualificação dos programas de residência”.
A temática deste evento reforça a importância da qualificação de especialistas por meio de uma prática baseada em competência.





