
Participante compartilha sua trajetória de emagrecimento e superação na menopausa e docente da UniMAX explica os impactos hormonais nessa fase
Ronivia Rodrigues, de 53 anos, é cozinheira e há mais de duas décadas convive com o sobrepeso. Em janeiro deste ano, decidiu dar um passo importante rumo à sua saúde: começou a participar do Projeto 100% Saúde, iniciativa do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba. Desde então, já eliminou 6,7 quilos e, mais do que isso, adotou uma nova rotina com alimentação equilibrada e musculação duas vezes por semana.
“Meu objetivo é eliminar pelo menos 20 quilos e o projeto foi responsável por dar o pontapé inicial na minha mudança de rotina”, contou Ronivia. “A dieta preparada pela nutricionista é surreal de tão boa. O Projeto 100% Saúde nos estimula, nos instiga e informa”.
Ronivia se mantém firme em seu propósito, mesmo com as dificuldades impostas pela menopausa. “Estou menopausada há dois anos e ao longo desse período tenho sentido alguns sintomas, como fogachos, sonolência, queda da libido e dificuldade para emagrecer”.
Para a médica ginecologista e docente do curso de Medicina da UniMAX, dra. Márcia Santos Raia, o depoimento de Ronivia ilustra uma realidade comum entre mulheres que enfrentam essa fase de intensas transformações hormonais.
“A menopausa leva à queda de estrogênio, o que provoca alterações como ondas de calor, insônia, mudanças de humor e aumento de peso. Com o metabolismo mais lento e a perda de massa muscular, o corpo gasta menos energia. Além disso, há maior acúmulo de gordura na região abdominal, elevando os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas”, explica.
Segundo a docente, apesar dos desafios, é possível enfrentar essa fase com qualidade de vida. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, especialmente musculação para preservar a massa magra, dormir bem e cuidar da saúde mental são estratégias fundamentais”.
A docente ressalta que, após avaliação médica e na ausência de contraindicações, a terapia hormonal pode ser uma estratégia eficaz. 'Ela é um dos pilares importantíssimos nessa fase da vida da mulher', completa.
Programação de agosto
O Projeto 100% Saúde é uma iniciativa do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba. O objetivo é promover bem-estar e qualidade de vida por meio de palestras com especialistas sobre alimentação saudável, atividade física, saúde mental e prevenção de doenças.
Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, às 19h30, na Câmara Municipal de Indaiatuba. Para participar pela primeira vez, é necessário comparecer às 18h30 com documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
Confira a programação do Projeto 100% Saúde em agosto:
• 06/08 – “Pequenos hábitos... grandes resultados!”, com Ada Riberti (psicóloga)
• 13/08 – “Superaquecimento bacteriano no intestino delgado”, com dr. Felipe Chaim (gastrocirurgião)
• 20/08 – “Jejum intermitente”, com Natália Amorim (nutricionista)
• 27/08 – “Psicologia no esporte: movimentos do corpo que curam a mente!”, com Amanda Alves Silva (educadora física com pós-graduação em psicologia do esporte)Saiba mais sobre o Projeto 100% Saúde, que em julho completou 10 anos de história, na matéria publicada pelo Mais Expressão.