
Atividade realizada entre 1 e 5 de dezembro revisitou conteúdos essenciais e ampliou o raciocínio clínico dos alunos do 8º semestre
O curso de Enfermagem do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) promoveu, entre os dias 1 e 5 de dezembro, o Ciclo de Simulação Integrada, um conjunto de atividades práticas que envolveu os estudantes do 8º semestre em oito módulos temáticos. Realizado no Centro Escola de Especialidades Médicas (CEEM), a proposta da ação foi revisar conteúdos fundamentais e desenvolver competências essenciais para a atuação profissional segura, crítica e alinhada às demandas do cuidado em saúde.
Os módulos contemplaram temas como Processo de Enfermagem e Raciocínio Clínico, Paciente Clínico, Paciente Cirúrgico, Saúde da Mulher, Urgência e Emergência e Suporte Básico de Vida, Saúde Mental, Saúde da Criança e Gestão em Serviço e Saúde. Cada etapa foi estruturada para aproximar o estudante de situações reais e estimular a tomada de decisão em cenários complexos.
Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da UniMAX, professor Alexandro Menegócio, a simulação é um recurso estratégico na formação do enfermeiro contemporâneo. “A simulação é uma ferramenta muito potente para formar profissionais capazes de pensar de forma mais crítica, agindo com mais segurança e assumindo a liderança em situações complexas”, destacou.
O docente explica que o ciclo funciona como uma revisão aprofundada da trajetória acadêmica dos formandos, permitindo que consolidem conhecimentos que vão da semiotécnica à avaliação integral do paciente. “O objetivo é permitir que o aluno revisite tudo o que viu até então, pensando em protocolo, processo de enfermagem, raciocínio clínico e tomada de decisão, preparando-o também para o estágio que inicia no próximo semestre”, afirmou.
Além da vivência prática, os estudantes recebem devolutivas estruturadas ao final de cada módulo. Para Menegócio, esse elemento é essencial para o aprimoramento contínuo. “É uma construção progressiva de complexidade. O feedback estruturado é bastante potente para o aluno, porque alinha saberes, habilidades e atitudes”, completou.
A proposta reforça o compromisso do curso em oferecer experiências formativas que dialogam diretamente com a realidade da profissão. Para o coordenador, a proximidade com o cotidiano da Enfermagem é um diferencial determinante. “O ciclo de simulação é muito próximo da vida real e prepara o aluno para saber o que fazer em situações reais”, concluiu.





