
“Ainda Estou Aqui” foi o filme escolhido para a ação, que proporcionou uma rica discussão sobre direitos humanos
Nesta quarta-feira (25/03) alunos e docentes do curso de Direito do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) lotaram duas salas do Cine Topázio, no Polo Shopping, em Indaiatuba, para uma sessão do Cine Debate, que contou com a exibição do filme nacional “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco.
A ação, promovida pelo curso de Direito em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Indaiatuba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), teve o objetivo de fomentar a discussão dos participantes sobre os temas retratados no filme, baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva e que conta a emocionante história de sua família e o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, ex-deputado federal preso e morto durante a ditadura militar em 1971, no Rio de Janeiro.
O juiz e docente do curso de Direito da UniMAX, Dr. Glauco Costa, ressaltou a importância da exibição do filme para o crescimento acadêmico dos alunos. “Sempre acredito que a gente pode, por meio da arte, aprender muito em relação ao Direito. Esse filme traz reflexões muito importantes sobre o regime democrático e direitos fundamentais. Isso para o aluno é um prato cheio para muitas discussões”, ressaltou Glauco.
O coordenador do curso de Direito da UniMAX, professor Dr. Albano Júnior, também destacou os aprendizados que são obtidos a partir da história retratada e a importância da ação. “Compartilhamos a importância de se reviver e conhecer o passado para que a gente possa entender o presente e não repetir os mesmos erros no futuro. Foi uma noite inesquecível, que uniu a arte e o Direito”, disse.
A estudante de Direito da UniMAX, Maria Fernanda, avaliou a exibição do filme “Ainda Estou Aqui’ como mais uma ótima oportunidade de capacitação. “Foi uma aula muito importante para nós, estudantes do Direito, para saber mais sobre o nosso Brasil, sobre o que aconteceu e a Ditadura Militar. Esse é um filme muito emocionante e de muitos ensinamentos”, afirmou.
Além da discussão sobre os temas apresentados no filme, os alunos também irão produzir um trabalho sobre o assunto.